sábado, 24 de janeiro de 2015

Ícone, símbolo e signo

                Este texto sintético lhe ajudará a compreender o significado de ícone, símbolo e signo:




          A fotografia de Che Guevara é um ícone, um símbolo e também um signo.

          Um ícone porque ela é imaginística, olhando para ela já sabemos quem é, o que significa;  um símbolo, um sinal convencional intermediário, porque esta imagem é muito mais que uma simples fotografia, é a representação dos ideais revolucionários, do fotografado, de luta por uma sociedade melhor.  Quando olhamos para a fotografia temos a percepção da própria palavra, Che Guevara, o signo.

          A relação entre o revolucionário Che e sua fotografia é motivada porque existe um vínculo natural entre o que ele era e como foi representado na foto.  E há também uma relação imotivada, porque ficou convencionado (por revolucionários de todo o mundo) que esta fotografia de Che Guevara é um sinônimo de luta contra padrões e relações de governo estabelecidos na época.  A fotografia foi usada pelos movimentos de esquerda na luta contra o imperialismo.  E ainda hoje, quando a vemos estampada numa camiseta, num cartaz, nos lembra de sua luta, de seu ideal.

          "Sean capaces siempre de sentir, en lo más hondo, cualquier injusticia realizada contra cualquiera, en cualquier parte del mundo. Es la cualidad más linda del revolucionário."  (Che Guevara).



Prof. Antonio Carlos C. de Carvalho.